A obra conta a história dos animais que vivem na Granja Solar, que é comandada pelo cruel Sr, Jones. Quando o velho Major, um porco de 12 anos de idade, já na sua velhice, sábio e benevolente, tem um sonho, resolve repassar para o resto dos animais. Então ele convoca uma reunião no celeiro e todos escutam com bastante atenção no que o velho Major tem a lhes dizer.
Ele conta sobre o sonho e o desejo de que todos os bichos parassem de ser tratados com tamanha crueldade, que cada animal fosse dono de sua própria produtividade e que a exploração acabasse, que uma verdadeira revolução acontecesse.
Depois de alguns dias dias e acontecimentos, os animais da granja colocam o seu plano em prática e tomam o lugar para si, expulsando o Sr. Jones.
Finalmente a revolução chegou, Será? Não demora muito para alguns animais usufruírem dos benefícios, deixando de lado o regime igualitário que tanto sonharam, em especial o porco Napoleão que no decorrer do livro vamos entendendo o seu real objetivo com a "revolução".
A Revolução dos bichos é uma sátira a ditadura Stalinista que ocorreu na Revolução Russa, A obra foi muito mal vista na época por países capitalistas principalmente os Estados Unidos e a Inglaterra. Após alguns anos, depois da morte do autor,com o acirramento da Guerra Fria, os Estados Unidos utilizou seu livro na luta contra o comunismo, fazendo milhares de cópias e distribuindo no Ocidente e até um filme infantil baseado no livro, que pode ser encontrado atualmente no YouTube.
Hoje o livro nos leva a pensar no quanto lutamos por igualdade e que acaba por muitas vezes nos levando a regimes totalitários. Esta é uma ótima obra, que nos faz pensar mais em politica e criar um conceito que talvez não está presente na nossa vida.
"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer ás pessoas o que não querem ouvir."
George Orwell - A Revolução Dos Bichos
Nenhum comentário:
Postar um comentário