sexta-feira, 15 de julho de 2016

Resenha | O diário de Zlata - A vida de uma menina na guerra


Pouco tempo antes de Zlata completar 11 anos, ela começou a escrever no seu diário, ao qual deu o nome de Mimmy. O que ela não imaginava é que a guerra iriá eclodir em Saravejo(lugar onde morava), em abril de 1992.
Em "O diário de Zlata" percebemos como o cotidiano de uma criança é afetado pela guerra,uma menina comum em uma família comum, é drasticamente modificada por conflitos políticos. Vemos a força, tristeza, esperança e medo que segue por todos os acontecimentos, as pessoas que eram do seu convívio indo embora para outras cidades. Problemas familiares do cotidiano, sofrendo muito mais por consequência da guerra. As pequenas coisas que fazem falta no dia a dia, como por exemplo, o gás, a eletricidade, a água, tudo sendo narrado com uma simplicidade, pois afinal Zlata tinha apenas 11 anos quando tudo começou.
Os relatos tem duração de 2 anos, e podemos ler facilmente. Conseguimos nos por no lugar não só de Zlata, mas também de toda população de Saravejo, que sofre com as bombas explodindo nas suas casas, patrimônios, ruas e a incerteza de uma paz, que parece estar tão distante.
"Sou obrigada a continuar aguentando isso tudo,com você, Mimmy, na esperança de que a guerra termine [...] e eu possa novamente ser uma criança que vive sua infância na paz."
É um livro pra nos fazer refletir: E se fosse no meu País? E se eu tivesse que passar por tudo isso? Com toda certeza, é uma leitura que vale a pena, para sentirmos mais ou menos como é estar em uma guerra. 

O final do livro, nos deixa uma incerteza... Zlata sobreviveu a guerra? O que aconteceu 
depois?
Zlata e seus pais refugiaram-se em Paris e dezembro de 1993. Depois de uma temporada na Inglaterra, foram para Dublin, na Irlanda. Em 2001, Zlata conseguiu o bacharelado na universidade de Oxford em Ciências Humanas, Já trabalhou na casa Anne Frank, UNICEF, e na ONU, e foi três vezes jurada do Prêmio de Literatura para Crianças e Jovens em nome da Tolerância, da UNESCO. 

5 comentários:

isabellefelicio.com - Isabelle Felicio

Tema Base por Butlariz